Em um primeiro momento, o FGTS e o auxílio emergencial são creditados pela Caixa Econômica Federal diretamente na Poupança Social Digital. Antes da liberação para o saque em espécie, os recursos podem ser usados para o pagamento de contas através de boletos e compras com QR Code ou cartão de crédito digital. Entretanto, tem sido adotada uma estratégia pelos brasileiros, com o objetivo de possibilitar o uso do dinheiro rapidamente. Trata-se do depósito via boleto em seu próprio nome, para diferentes instituições financeiras, como NuBank, PagSeguro e Mercado Pago. Será que isso é uma prática ilegal?

É provável que você também goste:

Saiba 3 formas de sair do Cadastro Positivo do SPC/SERASA

Qual a diferença entre boleto de cobrança e boleto de depósito Nubank?

Banco Central pode reverter suspensão do WhatsApp Pay no Brasil

Emitir boleto em seu próprio nome pelo Nubank é ilegal?

De acordo com o Banco Central do Brasil, isso não é ilegal. De acordo com o Banco Central, fazer um boleto em seu próprio nome para se favorecer na transferência de uma quantia entre duas contas não incorre em nenhuma irregularidade.

Em agosto do ano passado, a autarquia já havia declarado que clientes de instituições de pagamento e de bancos, incluindo os digitais, podiam usar boletos bancários para fazer depósitos e aportes em suas próprias contas.

Portanto, dessa forma, o boleto precisaria simplesmente ser emitido em nome do titular da conta e só poderia ser pago em benefício dele. Procurado pelo Extra, Nubank, Mercado Pago e PagSeguro confirmaram essa funcionalidade.

Como funciona?

Nubank

O Nubank disponibiliza uma conta sem taxa de manutenção e não cobra nada para a geração e o pagamento de boletos. Enfim, assim que o pagamento é reconhecido pela fintech, em até três dias úteis, o valor passa a render automaticamente 100% do CDI com liquidez diária. Depois disso, o dinheiro também pode ser sacado e transferido para contas de outros bancos gratuitamente.

PagSeguro PagBank

O PagSeguro também oferece a antecipação dos saques dos benefícios através de boletos bancários. A conta digital é gratuita e não tem taxas de manutenção. No aplicativo PagBank, basta clicar no botão “Adicionar dinheiro”, selecionar a opção boleto e digitar o valor que será transferido para conta PagBank. O dinheiro é encaminhado em até três dias úteis, e também é possível enviá-lo para contas de outros bancos gratuitamente.

Mercado Pago

Por fim, no Mercado Pago, também não custa nada abrir e manter uma conta. E é possível fazer a transferência por meio de um boleto gerado no aplicativo Mercado Pago para pagamento no aplicativo Caixa Tem.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: Extra

Imagem: Brenda Rocha via shutterstock

Sobre o Autor

Eduardo Mendes

Cofundador

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos