Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Erros em consignados geram punição a correspondentes bancários

Em março deste ano, 21 novas medidas administrativas a empresas por irregularidades na oferta de créditos consignados, foram aplicados pela Autorregulação para o Consignado. No mesmo mês, 11 correspondentes bancários receberam punições.

Além disso, 9 tiveram atividades suspensas de forma temporária, e um ficou impedido de atuar em nome dos bancos. As informações foram divulgadas na última segunda-feira (16) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

É provável que você também goste:

Ampliação da margem de crédito consignado para 40% é prorrogada

Erros em consignados geram punição a correspondentes bancários

Em suma, uma das opções mais usadas pelos brasileiros, o empréstimo consignado costuma ser alvo de abordagens irregulares. Em especial, por instituições não certificadas. Há vários relatos de clientes que nem ficam sabendo que houve a contratação do empréstimo.

De acordo com o balanço da entidade, desde o começo de vigência da autorregulação, em janeiro de 2020, já ocorreram 896 sanções. Desde então, 38 correspondentes bancários perderam o direito de exercer a atividade.

Quando houver reincidência, os correspondentes bancários tiveram as suas atividades suspensas por prazos que mudam entre 5 e 30 dias. Para evitar os problemas e se resguardar, o consumidor também pode ver se o correspondente bancário tem certificação, e se pode ofertar crédito consignado em nome dos bancos.

A consulta pode ser feita através do CPF do profissional na base de dados da Central de Registros de Certificados Profissionais (CRCP).

Por fim, o presidente da Febraban, Isaac Sidney explica que:

“O assédio comercial muitas vezes leva ao superendividamento dos consumidores, em especial dos mais vulneráveis. E isso não interessa a ninguém, nem ao consumidor, nem aos bancos. Todas as medidas administrativas aplicadas a empresas que atuam como correspondente bancário visam aperfeiçoar a qualidade da oferta do produto, melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar a transparência. Seguiremos firmes no combate às irregularidades”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com