Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Pix: criminosos invadem redes sociais com anúncios falsos

Preço dos produtos é quase sempre bem abaixo do encontrado no mercado.

Recentemente, um novo golpe do Pix está sendo aplicado em diferentes redes sociais. Trata-se da prática de conseguir hackear as redes sociais de alguém e, em seguida, criar anúncios falsos de venda de produtos. Geralmente, a justificativa é que um amigo ou conhecido vai se mudar do país e precisa vender algum bem o mais rápido possível. Além disso, o preço é quase sempre bem abaixo do encontrado no mercado. Então, para saber mais sobre como funciona esse golpe do Pix, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Instituições onde vazaram os dados do Pix devem ser punidas

PIX COM CASHBACK: Banqi está dando R$ 10 para fazer Pix

Golpe do Pix: criminosos invadem redes sociais e fazem anúncios falsos

Conforme explicamos, os criminosos estão invadindo redes sociais de pessoas comuns e criando anúncios falsos de venda de produtos com grandes descontos; tudo para aplicar golpes via Pix. Geralmente, os anúncios são feitos a partir de stories, mas também podem ser publicações no feed. Com isso, os interessados entram em contato e o golpista passa uma chave do Pix para que seja feito o depósito.

O maior problema em relação a esse golpe é que, em teoria, a pessoa que anuncia o produto é confiável, só que não é de fato aquela pessoa quem fez o anúncio; então é muito difícil para a pessoa do outro lado da tela entender que está caindo em um golpe. A maior pista, é claro, é a chave do Pix, uma vez que a transferência geralmente é feita em nome de uma pessoa desconhecida. Mas por isso o golpe diz que “um amigo” está vendendo seus bens. Portanto, passa a ser confiável de novo.

Por fim, para se prevenir desse tipo de situação, o ideal é entrar em contato com a pessoa em questão antes de fazer qualquer transferência via Pix. Além disso, desconfie se o valor do produto anunciado for muito baixo ou se a história for muito similar a de que “um amigo está viajando e precisa vender algo”. Se por acaso a sua rede social for hackeada, a solução é entrar em contato com o suporte, tentar recuperar a conta e buscar avisar seus amigos mais próximos sobre o golpe.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com