Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes que envolvem o cartão de crédito seguem como os mais comuns; saiba como se proteger

Número de tentativas ou aplicação de golpes cresceu nos últimos meses, e o destaque segue com aqueles que usam cartão de crédito. Veja!

A nova edição do Radar Febraban voltou a tratar sobre golpes financeiros. De acordo com o levantamento, as declarações de envolvimento em situações de fraude apresentaram alta expressiva, de 7 pontos, saltando de 31% para 38%, entre abril e outubro deste ano. 

Assim sendo, quatro em cada dez brasileiros afirmam ter sido vítimas de algum tipo de golpe ou de tentativas. Além disso, este tipo de ocorrido foi citado de forma mais frequente pelas pessoas com renda mais alta e nível de instrução mais elevado. 

Atualmente, existem diversos tipos de golpes financeiros que podem causar inúmeros prejuízos às vítimas. Por meio da engenharia social, os criminosos conseguem convencer as pessoas, antes que elas percebam que se trata de uma situação fraudulenta.

Cenário de golpes nos últimos meses 

Vários cartões de crédito Visa sobre um fundo cinza.
Imagem: Kikinunchi / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A pesquisa apresenta informações a respeito do cenário de golpes, de acordo com um recorte sociodemográfico. Nesse sentido, veja quais foram os destaques.

  • 39% ─ homens;
  • 44% ─ pessoas com idade entre 45 e 59 anos;
  • 49% ─ brasileiros com ensino superior;
  • 47% ─ brasileiros com renda acima de cinco salários mínimos. 

Estes foram os maiores percentuais registrados entre cada um dos grupos, no que se refere à tentativa ou declaração de golpe. Ademais, sobre as regiões do país, o maior patamar foi localizado no Norte (44%). 

Veja também:

Penúltimo Pix de R$ 750 é realizado HOJE (30) pelo Caixa Tem; veja se você vai receber

Golpes com cartão de crédito 

Ainda segundo o levantamento, golpes envolvendo o cartão de crédito seguem sendo os tipos que acontecem com mais frequência. É importante destacar que eles podem acontecer de diferentes formas. No entanto, as mais comuns são: troca de cartão e clonagem. 

Desse modo, para se proteger, as principais recomendações são: 

  • Fique atento na hora de passar o cartão na máquina;
  • Realize o pagamento com o cartão em mãos e não entregue para outra pessoa;
  • Não conceda informações do cartão para outras pessoas;
  • Para compras online, use o cartão virtual.

Imagem: Kikinunchi / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital