pagar as contas

Com certeza, ter dinheiro nos deixa mais tranquilos, relaxados e mais felizes. Só em não estar no vermelho faz a gente ter uma vida mais saudável porque não temos uma preocupação a mais no dia. Por isso, é imprescindível se planejar financeiramente e conseguir pagar as contas em dia. Muitos consumidores tem verdadeira compulsão por adquirir produtos e esquecem-se de fazer um bom planejamento financeiro para evitar certas dores de cabeça.

Leia também:

Como funciona o Cadastro Positivo do Serasa e quanto ele ajuda a conseguir crédito.

Os 10 maiores erros financeiros que você deve parar agora mesmo.

Como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras.

Muitas vezes esses consumidores compulsivos acabam nem utilizando aquele produto que comprou. É comum que os consumidores que têm essa doença deixem as roupas até com a etiqueta por anos e chegam a nem usá-las. Por isso é muito importante gastarmos os nossos rendimentos naquilo que realmente necessitamos. Sempre pensando na melhor relação custo-benefício, o que é muito importante.

Pagar as contas em dia trará benefícios em diversas áreas da sua vida. E não apenas a financeira. Ou seja, você terá uma qualidade de vida melhor, o relacionamento com os familiares sofrerá uma evolução, as doenças causadas por stress também desaparecerão. Sem contar que com o nome limpo, você terá mais crédito na praça e mais possibilidades de adquirir um patrimônio sólido.

Motivos para pagar as contas em dia:

Manter o nome limpo

pagar as contas

Ter o nome limpo é um alívio para as finanças. Até porque é possível fazer compras maiores tendo crédito na praça. O importante é sempre controlar as finanças por intermédio de uma planilha em que contenha todos os gastos e receitas para não se perder nos pagamentos. Sempre lembrando que nada adianta você limpar o nome mas em seguida continuar contraindo dívidas por ter um crédito maior. É muito importante que você tenha a consciência de seus gastos e só gaste o que poderá pagar.

Aumentar o limite do cartão de crédito

pagar as contas

Se você tiver o nome limpo e ainda estiver com todas as contas pagas em dia, naturalmente as instituições financeiras concederão crédito e você poderá ter mais chances de aumentar o limite também.

Mais chances de conseguir empréstimo

pagar as contas

Pagando em dia, você terá mais chances de adquirir qualquer forma de crédito, e com o empréstimo não é diferente. O mercado financeiro analisa o histórico de pagamentos dos consumidores. Assim, é decidido se haverá crédito ou não para aquele determinado perfil. Por isso, pagando as contas em dia, você terá muito mais chance de conseguir crédito em qualquer instituição financeira.

Mais chances de economizar dinheiro

pagar as contas

Obviamente que se você tiver o controle sobre os gastos, automaticamente, poderá se organizar para também guardar dinheiro. Sabemos que hoje em dia é crucial termos reservado dinheiro para eventuais problemas que possam surgir. Por isso é importante pagar as contas em dia e se organizar de uma maneira adequada.

Mais chances de conseguir uma vaga de emprego

pagar as contas

Há alguns anos atrás, em 2012, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou que o contratante de um cargo público ou não, poderá solicitar os cadastros de restrição de crédito de um postulante a uma vaga de emprego. Logo, quem tem o nome limpo possui mais chances de conseguir um emprego e como consequência poderá ter mais possibilidades de abrir contas correntes ou de obter cartões de crédito.

Sensação de alívio

pagar as contas

Logicamente que as pessoas que estão negativadas sentem um grande alívio quando conseguem alterar a sua situação financeira. Gerando uma confiança e autoestima para o próprio consumidor. É importante que siga sempre na linha e consiga pagar todas as contas em dia para não voltar para a situação angustiante em que se encontrava antes de se acertar financeiramente.

Evita nervosismo, doenças mentais e físicas

pagar as contas

Pessoas endividadas estão sempre estressadas, e por isso, estão mais sujeitas a doenças mentais e físicas. Problemas de alterações de peso, inflamações no intestino, arritmia cardíaca ou ainda alterações menstruais são alguns exemplos de doenças causadas por problemas financeiros. Segundo dados do ABC, o alcoolismo afeta 30% dos que estão endividados.

Parar de pagar juros altíssimos

pagar as contas

Quem está com o nome limpo, garante taxas de juros menores. Obviamente que para quem está emprestando dinheiro, por exemplo, o risco de receber o dinheiro de volta de quem está com o nome sujo é maior. Logo, se o risco é maior, a remuneração sobre o dinheiro emprestado também é maior e os juros serão altíssimos.

Melhorar o seu score no Serasa

pagar as contas

Como foi mencionado anteriormente, as empresas consultam o histórico de pagamentos dos consumidores para definir se vai conceder crédito ou não para você. O Serasa possui uma medição de Score em que classifica os consumidores de 0 a 1000, onde quem tiver uma numeração maior é mais propenso a pagar suas contas em dia. Por isso que é muito importante pagas as contas em dia.

Construção de um patrimônio financeiro

pagar as contas

A possibilidade de você adquirir um patrimônio financeiro é muito maior. Isso porque você estará organizado e poderá fazer um bom planejamento financeiro. Guardará o dinheiro de uma forma eficaz e inteligente. O que dará você pensar de uma forma dinheiro suas economias.

Não precisar lidar com credores e cobranças de dívidas

pagar as contas

Nada é mais chato quando há cobranças de dívidas que você não tem condições de pagar, não é mesmo? Por isso, é imprescindível pagar todas as contas em dia. Até porque, se você se organizar financeiramente, isso só lhe fará bem, pois terá o controle sobre tudo e saberá exatamente onde gastar o seu dinheiro.

Conclusão

Sem dúvida pagar as contas em dia fará você ter uma melhor qualidade de vida. Sem contar que poderá realizar um bom planejamento financeiro para ter uma vida mais confortável no futuro para você e sua família. Comece já a mudar os hábitos e faça a coisa certa. Pague suas dívidas e elimine os problemas presentes e futuros que tanto te prejudicam emocionalmente e fisicamente.

Quer saber mais sobre temas relacionados às Fintechs?

Gostou do artigo sobre pagar as contas em dia? Se informe ainda mais sobre sobre créditos, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs! Curta a página do Seu Crédito Digital e acompanhe os artigos em nosso site.

Fontes: BomPraCrédito, Queroquitariempréstimos.

 

Sobre o autor Ver todos os posts Site

Luiz Felipe Kessler

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook