Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A nova opção de pagamento pelo WhatsApp e os riscos de golpes

Especialistas alertam surgimento de novos golpes digitais

0

Os especialistas em inteligência de ameaças alertam: O pagamento por WhatsApp pode trazer muitas facilidades, entretanto, com esta nova opção de pagamento, novos golpes podem surgir. Por isso, é importante estar acompanhando toda e qualquer tipo de transação em suas contas. 

É provável que você goste também:

Segunda onda da pandemia junto à vacinação lenta podem causar recessão no país

Como vão funcionar as transferências bancárias pelo WhatsApp?

Quais são as mais novas mudanças do Pix que já estão valendo?

Como se proteger de golpes na nova opção de pagamento por WhatsApp?

Com a alteração na nova opção de pagamento por WhatsApp, não é mais necessário passar por nenhum aplicativo de banco. Dessa forma, não será mais possível fazer o rastreio das operações. 

Essa nova forma de pagamento, vem facilitar a compra e venda de produtos. Porém, ao tentar deixar mais barato o custo das transferências, o Banco Central abre espaço para aplicação de golpes. 

De acordo com o especialista da empresa Axur, de proteção digital, Eduardo Schultze, os pagamentos através do aplicativo WhatsApp são úteis aos clientes, em especial aos pequenos e micro negócios. Dessa forma, a transferência fica mais barata e fácil. 

Entretanto, ao mesmo tempo em que facilita a vida do cidadão, a nova opção de pagamento abre espaço para os bandidos. Conforme Schultze, ao não fazer a operação através do aplicativo do banco, a rastreabilidade do processo é perdida. Dessa forma, no caso de algum golpe, o dinheiro não poderá mais ser recuperado.

Somente em 2020, mais de 5 milhões de brasileiros tiveram o número de WhatsApp clonado. Assim, ao ter acesso ao número da pessoa, o golpista pode solicitar empréstimos para amigos na lista de contatos.

Quando o pagamento por WhatsApp estará disponível?

Ainda não existe uma data confirmada em que o serviço vai estar disponível. Dessa forma, não se sabe sobre maiores detalhes dessa nova opção de pagamento. Entretanto, a empresa afirma que a ferramenta estará liberada em breve.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: Tero Vesalainen / shutterstock.com

Comentários
Carregando...