Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe de empréstimo tem feito muitas vítimas

Como funciona o novo golpe de empréstimo?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Receita Federal alertou que recebeu vários relatos de golpe, envolvendo empréstimos. De acordo com o órgão, supostas empresas de crédito, condicionam a liberação do dinheiro ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Abaixo, confira como funciona o novo golpe de empréstimo, e como evitar cair no mesmo.

Como funciona o novo golpe de empréstimo?

Neste golpe de empréstimo relatado pela Receita Federal, para ter acesso ao suposto empréstimo, é necessário pagar IOF e outras taxas. Porém, essas cobranças não existem. Os criminosos, inclusive, apresentam notificações e documentos de arrecadação falsos.

Isso leva a pessoa a recolher taxas inexistentes para a liberação da quantia. De acordo com relatos, nesse golpe de empréstimo, o pagamento das supostas taxas ou IOF são feitos através das transferências via Pix para pessoas físicas.

Segundo o Fisco, isso é um golpe de empréstimo, “já que a Receita Federal não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência“. No caso desse golpe, o sistema Pix é apenas uma ferramenta usada pelos criminosos para tentar enganar as vítimas. A plataforma é usada por conta da sua facilidade de fazer as transações, já que o Pix possibilita transferências instantâneas.

Como se prevenir?

A primeira dica é: Os empréstimos legais não cobram pagamentos antecipados. Ou seja, ao contratar um empréstimo, jamais pague parcelas ou impostos adiantados.

Além disso, antes de pedir crédito, veja se a instituição tem a autorização de funcionar, pelo Banco Central. Inclusive, no site Reclame Aqui, você também tem acesso a essa informação.

Ademais, vale ressaltar que os servidores da Receita Federal não prestam esse tipo de serviços de empréstimo para as pessoas. Eles também não entram em contato para cobrar esse tipo de pagamento.