Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe do WhatsApp com foto de parente que pede dinheiro emprestado

0

Uma nova modalidade de golpe está trazendo ainda mais dor de cabeça aos brasileiros, como se não bastasse a pandemia e todos os problemas econômicos decorrentes da crise. Neste novo golpe do WhatsApp, o criminoso usa uma foto de um familiar para pedir dinheiro emprestado. Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona o golpe do WhatsApp com foto de parente, usado para extorquir em meio à pandemia, e como se prevenir.

É provável que você também goste:

5 benefícios do Cadastro Positivo durante a pandemia do coronavírus.

Confira uma dica essencial para aumentar o limite de R$ 50 do Nubank.

Dica essencial e tutorial para aumentar o limite do cartão Carrefour.

Como ocorre o golpe do WhatsApp com foto do familiar?

O método é o seguinte: os criminosos acessam suas redes sociais para identificar seus familiares. No Facebook por exemplo, um criminoso poderá ter acesso aos integrantes da sua família indo no seu perfil e depois clicando em Sobre > Família e Relacionamentos, como você pode ver no exemplo abaixo.

golpe

Lembrando que, se a visibilidade da sua relação com este membro da família estiver como “público”, facilita ainda mais as coisas para o criminoso. Entretanto, se estiver com visibilidade “apenas para amigos”, ainda é possível que o criminoso utilize um fake, faça amizade com você e consiga ter acesso a suas informações.

Perfil fake de parente no WhatsApp

Após isso, o criminoso utiliza um novo número de telefone, faz uma conta no WhatsApp e finge ser o membro da sua família escolhido. Normalmente, ele vai usar a identidade de um membro que não more com você (lembrando que no Facebook ele consegue até mesmo a informação de moradia sua e de seu familiar).

A partir daí, ele pega uma foto da pessoa no Facebook, cria a conta fake com o nome dela e adiciona você no WhatsApp. E como conseguiu seu número? É possível que eles também esteja lá no Facebook.

Aí o criminoso vai conversar com você no mensageiro, se passando pelo seu parente. O criminoso pode inclusive pesquisar informações sobre o dia-a-dia do seu familiar na rede social e assim poder ter mais assunto, e fazer com que realmente pareça seu familiar falando com você.

Dinheiro emprestado

Papo vai, papo vem, é chegada a hora de aplicar o golpe. Ele pede dinheiro emprestado, se passando pelo seu parente, e dá o número da conta dele para depósito. Se você não prestar atenção na hora da transferência, e não reparar que o nome do titular da conta não é o mesmo, o dinheiro do “empréstimo” acaba indo para o criminoso.

O pior de tudo é que nesse momento, o pedido de empréstimo de um parente pode não causar tanta estranheza, afinal estamos vivendo em meio a uma pandemia de coronavírus. Muitos empresários estão vendo seus negócios falirem e, com isso, muitos trabalhadores da iniciativa privada estão ficando desempregados.

Assim, é mais comum que um parente seu possa estar passando por dificuldades financeiras e precisar de dinheiro neste momento.

Como evitar o golpe do WhatsApp com foto de parente?

Como você viu na descrição do golpe acima, os criminosos são muito astutos, e muitas vezes realmente convencem a vítima. Mas afinal, como evitar o golpe do WhatsApp com foto de parente? Elaboramos algumas dicas importantes abaixo:

1- Evite inserir informações de relacionamentos no Facebook

Infelizmente, o que antes era apenas uma forma de entretenimento na rede social, agora pode ser informação para criminosos agirem contra você. Recomendo que você não mantenha informações na seção “Relacionamentos”, ou então que deixe essas informações marcadas apenas para você ver.

Para isso, acesse a seção de Relacionamentos indo no  seu perfil > Sobre > Família e Relacionamentos. Após isso, será necessário alterar a visibilidade de cada um dos seus familiares listados. Para isso, clique em “Editar”

facebook

Depois, clique onde diz “Amigos” ou “Público” e altere para “Apenas eu” e clique em “Salvar alterações”.

Amigos

Após isso, outras pessoas não conseguirão ver seus familiares.

2- Oculte seu telefone do Facebook

Tanto para essa modalidade de golpe quanto outros, é essencial que as outras pessoas não vejam seu número de telefone. Para isso, siga os passos abaixo:

Clique no seu Perfil > Sobre > Informações básicas e de contato. Então, encontre seu telefone e clique no lado na opção “Editar”. Após isso, clique onde diz “Amigos” ou “Público” e altere para “Apenas eu” e clique em “Salvar alterações”.

Novo golpe do WhatsApp com foto do familiar é usado para extorquir em meio à pandemia

3- Sempre desconfie quando pedem dinheiro pelo WhatsApp

Por fim, uma dica fundamental é você sempre desconfiar quando lhe pedem dinheiro pelo WhatsApp, dizendo ser seu parente, amigo ou qualquer outra pessoa. Isso porque esta não é a única modalidade de golpe possível através do aplicativo mensageiro.

Como no caso do golpe do WhatsApp com foto de parente, o criminoso busca na internet todas as informações necessárias para fazer a vítima acreditar que está realmente falando com seu familiar. Ainda mais neste momento, em que realmente é comum que as pessoas da nossa família possam estar passando por dificuldades financeiras.

Infelizmente, muitos criminosos se utilizam de momentos de fragilidade como este para aplicar golpes. Sempre que alguém disser ser um parente ou conhecido seu pelo WhatsApp, ligue para a pessoa antes de tomar uma atitude, como fazer um depósito de dinheiro.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FaceTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: rafapress/Shutterstock

Comentários
Carregando...