Procon-RJ: Santander tem 4 dias para explicar propaganda inadequada
O Procon do Rio de Janeiro (RJ), na quarta-feira (30), notificou o Banco Santander para que ele esclareça alguns anúncios divulgados pela instituição que dão brecha para interpretações erradas.
O “Desendivida”, programa do Santander, afirma, através de sua propaganda, oferecer crédito para os clientes quitarem suas dívidas. Entretanto, após o Procon-RJ realizar uma análise, concluiu que o termo utilizado pela ação da instituição proporciona uma falsa impressão de que o cliente não possuirá mais dívidas, contudo, isso não é verdade.
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O Santander agora tem um prazo de quatro dias para se manifestar sobre o programa “Desendivida”, segundo a nota do Procon. Ainda na nota divulgada pelo órgão, há a constatação de que o Santander está “prometendo desendividar o consumidor, sugerindo que ele não terá mais dívidas, o que não é verdade, já que se trata de uma contratação de empréstimo e, portanto, a aquisição de uma nova dívida, só que, desta vez, com o Santander”.
“O banco está oferecendo um serviço ao consumidor por meio de uma propaganda inadequada”, explica o diretor-executivo do Procon-RJ, Igor Costa.
Ao Procon-RJ, o Santander terá que explicar quais são os regulamentos do programa e acrescentar documento comprobatório. O banco também deverá esclarecer quais são os canais usados por ele para a divulgação/anúncio do “Desendivida”, se garante que a taxa de juros praticada será menor que a taxa da dívida que será quitada pelo cliente e anexar a minuta do contrato do consumidor.
Desendivida – Santander
O programa do Santander “Desendivida” prometeu ao cliente a possibilidade de renegociar as dívidas com até 93% de desconto em sua segunda fase, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de março de 2022.
O cliente deveria informar o número de seu CPF e em seguida informar alguns dados pessoais, como data de nascimento e primeiro nome da mãe. Logo em seguida era redirecionado para uma página onde constava o valor de sua dívida e quanto ficaria com o desconto oferecido pelo Santander e quais as formas de pagamento.
O programa oferecia a possibilidade de unificar todas as contas em uma só, além de poder começar a pagar após 60 dias. O “Desendivida” também era oferecido a empresas com as mesmas promessas.
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Imagem: BGStock72 / Shutterstock.com