Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú: Procon-SP notifica banco por falhas

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), enviou notificação ao Grupo Itaú por problemas passados por clientes nos aplicativos e no site do banco no dia 3 de março de 2022.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, os problemas relatados pelos usuários foram dificuldades para acessar contas e realizar operações, além de erros nos extratos bancários.

A solicitação do Procon é que a instituição financeira explique o momento em detectou o problema e quais foram os protocolos de segurança e providências adotados. O Itaú também deverá informar quais serviços e o número de clientes que foram impactados pela instabilidade.

O Procon também quer que o banco dê explicações a respeito das medidas adotadas para a proteção dos dados pessoais de seus clientes e também para impedir vazamentos acidentais ou informações ilegais.

É provável que você também goste:

Itaú processa Mercado Bitcoin e pede bloqueio de cliente por fraude

Após ter site e app fora do ar, Itaú nega ataque hacker

Itaú no mercado de games: cliente pode comprar máquinas e acessórios em nova linha de crédito

Falhas no Itaú

Segundo o Procon, os consumidores não podem sofrer prejuízos devido às falhas das plataformas digitais do Itaú. Se algum usuário não conseguiu efetuar uma transação e a instituição financeira não proporcionou outras alternativas, a cobrança de multas ou juros não poderá ser realizada.

Àqueles que tiveram problemas com as falhas no Itaú, a recomendação é registrar uma reclamação junto ao banco por meio dos canais de atendimento. Se não for apresentada uma solução, o cliente poderá entrar em contato direto com o Procon.

Em nota, o Itaú Unibanco afirmou que irá prestar todos os esclarecimentos requeridos pelo Procon. 

“O banco informa, ainda, que a origem do problema teve relação com um atraso no processamento interno de dados, sem qualquer risco de integridade ou vazamento de informações de clientes”, afirmou a nota.

Clientes impedidos de realizarem transações

Na quinta-feira, dia 3 de março de 2022, o aplicativo e o site do Itaú ficaram fora do ar, o que impossibilitou os usuários de realizarem pagamentos e transferências. Também foi relatado por algumas pessoas a modificação no saldo em conta: alguns clientes registraram valores maiores do que tinham e outros perderam dinheiro durante o período de instabilidade.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com