Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pronampe deve oferecer linha de crédito para bares e restaurantes

Bolsonaro dará resposta sobre esse novo Pronampe nos próximos 15 dias.

0

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), articulou com o Ministério da Economia sobre a possibilidade de criar uma linha do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Assim, essa nova versão do Pronampe seria uma linha de crédito exclusiva para donos de bares e restaurantes. A justificativa é que o setor seria um dos mais afetados pelas restrições de funcionamento durante a pandemia.

É provável que você também goste:

CVC lança cartão de crédito em parceria com Itaú e Visa, que acumula pontos

Pensando em se tornar um MEI? Confira quais as melhores contas bancárias e suas vantagens

Seu Score está baixo? Confira algumas dicas certeiras para te ajudar

Entretanto, ainda existe resistência dentro do governo para criação de medidas para segmentos específicos. Isso porque, até agora, as ações durante a pandemia tiveram um perfil horizontal, ou seja, válido para todos setores. Além disso, também estão sendo estudados pedidos de micro e pequenas empresas para ampliação do prazo de início do pagamento dos empréstimos liberados em 2020.

Presidente do Sebrae apoia a proposta

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a proposta faz sentido. Para ele, bares e restaurantes têm sofrido muito com o “abre e fecha” durante a pandemia. Assim, a possibilidade do empréstimo daria uma segurança maior a esses estabelecimentos.

Criado durante a pandemia, o Pronampe atendeu à demanda dos pequenos negócios dos setores de serviços e comércio, os mais atingidos pelas medidas de isolamento social adotadas no início da pandemia. Até agora, 517 mil empresas receberam os R$ 37,5 bilhões liberados.

“O Pronampe é a melhor política pública já criada no país para ampliar o acesso dos pequenos negócios ao crédito e foi um apoio fundamental para milhares de empreendedores”, afirmou o presidente do Sebrae.

Bolsonaro dará resposta sobre Pronampe nos próximos 15 dias

Já o assessor Especial do ministro da Economia argumentou que o intuito da pasta não é adotar medidas setoriais em relação ao Pronampe, e sim abranger todos os setores. Além disso, a opinião é que, no momento, o mais importante é assegurar a renegociação dos prazos de carência.

Por fim, outra aposta do assessor especial é sobre o redesenho do programa, com uma menor quantidade de garantias. Bolsonaro prometeu responder, dentro de 15 dias, se possui condições ou não de ajudar o segmento de bares e restaurantes com essa linha de crédito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: MAD_Production / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...