Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se o seu CPF foi usado por terceiros para solicitar crédito

Veja como acessar o Registrato, do Banco Central.

0

Recentemente, os seguidos vazamentos de dados de consumidores no Brasil acenderam um alerta sobre a importância da privacidade de informações na internet. Em meio a isso, diversos episódios de divulgação em massa trouxeram à tona informações financeiras de milhões de brasileiros, facilitando o caminho de criminosos para realização de golpes virtuais.

Assim, de posse desses dados, pessoas mal intencionadas enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, para milhares de pessoas, todos os dias. E esse é apenas um exemplo de golpe. Além disso, outros golpes podem trazer prejuízos ainda maiores, como quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

É provável que você também goste:

Como ganhar cashback de até 1% em todas as compras nos cartões do Banco Inter?

Banco do Brasil libera empréstimo com taxas reduzidas por tempo limitado

Prazo para solicitar o seguro-desemprego pode ser de até 24 meses

Confira mais sobre o vazamento de dados

De acordo com matéria publicada na CNN, esses tipos de prática são muito comuns, uma vez que os criminosos se utilizam desses dados vazados para cometerem crimes em nome de outras pessoas. Também é possível sequestrar a linha do celular de alguém, ou tentar clonar o WhatsApp, enviando mensagens pedindo transferência de dinheiro para seus contatos, por exemplo.

Entretanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central quer ajudar você a se prevenir contra possíveis fraudes ao consultar sua situação financeira. A plataforma se chama Registrato, e permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras.

Como acessar o Registrato, do Banco Central?

Assim, entre as informações que você tem acesso, estão a abertura de contas bancárias, dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior. Essa é uma forma eficaz de monitorar se algum tipo de fraude foi cometida contra você. Para usar, basta acessar a plataforma criada pelo Banco Central.

Por fim, especialistas também recomendam que, além desse monitoramento, existem algumas boas práticas para proteger seus dados. Entre elas, você pode criar senhas fortes para a proteção de dados sensíveis, e trocar sua senha regularmente, além de não repeti-la em muitas plataformas. Além disso, também é possível usar o duplo fator de autenticação, um dos mais eficientes atualmente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Preechar Bowonkitwanchai / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...