Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Selic: Copom define nova taxa de juros nesta semana

Confira quando será a reunião e a previsão de quanto o Banco Central aumentará a taxa Selic.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Comitê de Política Monetária (Copom) vai se reunir nesta semana para definir a nova taxa básica de juros, a Selic. A expectativa de grande parte do mercado é que o Banco Central eleve a taxa de 12,75% para 13,25%, um aumento de cerca de 0,5 ponto porcentual.

A reunião do Copom, prevista para terça-feira (14) e quarta-feira (15), acontece na semana seguinte em que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi divulgado e uma desaceleração da inflação pode ser apontada.

Os analistas estimam que a tendência (de desaceleração da inflação) continue nos próximos meses, o que pode influenciar a taxa Selic. Economistas preveem que, após altas consecutivas, os cidadãos poderão observar uma estabilização da taxa e até mesmo uma queda que faça o valor de juros atingir um dígito.

Escolha de reduzir radicalmente a taxa Selic em 2020 foi apressada, diz especialista

Ao Correio Braziliense, o William Baghdassarian, professor de economia do Ibmec-DF, disse que prevê que a Selic deve se firmar em 13,25%, porém, indica que os impactos do ano passado, quando a taxa era de 2%, ainda são sentidos na economia do Brasil. 

Para Baghdassarian, a escolha de reduzir radicalmente os juros em 2020 foi apressada, uma vez que a pandemia de Covid-19 já apresentava sinais de crescimento da inflação.

“O modelo que o Banco Central utiliza foca na inflação, não do mês atual, mas na inflação de 18 a 24 meses à frente. Então, é como se eu tivesse uma certa doença e eu tomasse um remédio hoje, mas a gente soubesse que o efeito dele só vai se dar a partir de 18 meses à frente. Então por isso que é difícil você acertar um momento da entrada e o valor da subida de juros, porque você acaba tendo que acertar lá na frente”, explicou o professor de economia ao Correio Braziliense.

Greve dos servidores do BC: assembleia ocorre nesta terça-feira

Desde o dia 1° de abril, os servidores do Banco Central estão em greve. Na última terça-feira (7), foi realizada uma assembleia e os trabalhadores decidiram por manter o movimento por tempo indeterminado. 

A próxima assembleia ocorrerá no dia 14, primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que determina qual será a nova taxa básica de juros, a Selic.

Vale lembrar que, a princípio, os servidores pediam um reajuste salarial de 27%, mas agora solicitam um aumento 13,50%. No início do mês de abril, o Governo Federal ofereceu um reajuste de 5% a todos os servidores do Executivo, algo que não agradou. Do ponto de vista dos técnicos e analistas do Banco Central (BC), o aumento oferecido é insuficiente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com