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Sites usam chatbot para roubar dados de vítimas; veja como se proteger

Engana-se quem pensa que os sites de fraudes usam apenas um sistema de envio de e-mail ou SMS em nome de grandes lojas para realizar golpes financeiros. Agora, eles estão fazendo uso de uma nova ferramenta para fazer vítimas. Trata-se do chatbot, que visam roubar dados das vítimas.

A situação ocorreu com clientes da DHL, umas das principais companhias de frete. Abaixo, confira como funciona a fraude e como se proteger.

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Sites usam chatbot para roubar dados de vítimas

Tudo começa com uma campanha com um e-mail informando sobre problemas em um pacote. As mensagens se disseminam em massa por meio de e-mails semelhantes aos oficiais e acompanham o link para um site falso. Inclusive, o mesmo simula o design oficial da DHL.

Entretanto, a URL está dentro de um PDF, que precisa ser aberto, o que não representa um perigo – serve apenas para evadir a detecção por plataformas de segurança.

O site simula uma plataforma de atendimento e usa um chatbot para se comunicar com o usuário. Esse robô do atendimento informa sobre problemas na leitura de etiquetas no pacote esperado. Diante disso, são pedidos os dados pessoais do cliente, tais como o nome completo, endereço e o número de telefone.

Em seguida, o fim do atendimento leva o usuário a uma página onde as credenciais da sua conta na DHL devem ser informadas, bem como dados de cartão de crédito para o pagamento de uma nova taxa de remessa. Tudo isso vai para as mãos dos golpistas.

O que chama atenção é que o site falso usa, inclusive, falsas verificações de Captcha na página. Além disso, o site tem sistemas de verificação para confirmar que os números de celulares e cartões de crédito são reais.

Como se proteger?

Mesmo que o novo golpe seja sofisticado, ele não escapa de algumas táticas comuns de phishing. Quem vê o e-mail do qual a mensagem é enviada, ou o site acessado para o suposto atendimento, já nota que não está no sistema legítimo.

Sendo assim, a principal recomendação é nunca clicar nesses links. Além disso, é necessário evitar baixar arquivos ou soluções em anexo. Ademais, os robôs de atendimento (chatbot) ou representantes humanos não pedem dados pessoais, ainda mais credenciais e informações financeiras.

E se ainda assim, você tiver dúvidas, acesse o site e sistema oficial de atendimento, com os representantes da empresa. Lá, é possível verificar se a solicitação é real. Caso você perceba que tratasse de um golpe, troque as senhas de suas contas.

Por fim, entre em contato com bancos para bloquear seus cartões. Dessa forma, você pode impedir compras fraudulentas, redobrando a atenção, ainda, para novas tentativas de golpe ou roubo de identidade.

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Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com