Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

SPC Brasil esclarece novo Cadastro Positivo com adesão automática

Nos últimos meses, houve uma grande repercussão sobre a lei que trata das mudanças no Cadastro Positivo. O presidente Jair Bolsonaro assinou no dia 8 de abril a nova lei do Cadastro Positivo, que torna automática a adesão tanto de consumidores quanto das empresas no banco de dados. Diante das expectativas da entrada em vigor do novo Cadastro Positivo, surgem dúvidas entre os internautas. Portanto, entramos em contato com o gerente de Cadastro Positivo do SPC Brasil, Vilasio França, para esclarecermos as principais dúvidas aos nossos leitores. Confira logo a seguir.

É provável que você também goste:

Atendimento WoW: Nubank manda carro para cliente que estava sem o cartão de crédito.

Existem maneiras de sair do SPC e Serasa sem pagar as dívidas?

Caminhão da Serasa está na sua cidade? Aproveite para renegociar suas dívidas e limpar seu nome.

SPC Brasil esclarece novo Cadastro Positivo com adesão automática

Novo Cadastro Positivo terá adesão automática

De acordo com Vilasio França, com a entrada em vigor no novo Cadastro Positivo em julho de 2019, teremos a inclusão automática dos consumidores, sem a necessidade de adesão por consentimento. Ou seja, caso o consumidor não tenha interesse, ele deverá solicitar a exclusão do banco de dados.

Entretanto, aqueles consumidores que já aderiram ao Cadastro Positivo, terão o histórico de crédito anterior aproveitado na contabilização do seu score. Isso é considerado como uma grande pelo SPC Brasil.

Impacto no score de crédito com o novo Cadastro Positivo

O novo Cadastro Positivo vai impactar consideravelmente no score de crédito. Quando o consumidor possui negativações no passado e não tem um bom histórico de crédito, acaba prejudicando o seu score de crédito. Agora, com a nova regra que contabilizará todas as movimentações no CPF, terá um maior peso. Portanto, de acordo com SPC Brasil, será mais fácil identificar de fato um bom pagador.

Score de crédito - Novo Cadastro Positivo

Os consumidores poderão limpar o nome com o novo Cadastro Positivo

Segundo o SPC Brasil, quem já aderiu ao Cadastro Positivo continua compondo normalmente a nota do score de crédito. Contudo, quem for incluído automaticamente, será uma construção gradual. Ou seja, a partir de julho de 2019 e ao longo dos próximos quinze anos, o Cadastro Positivo será construído.

Quais são as expectativas do SPC Brasil?

“O Novo Cadastro Positivo vai trazer grandes benefícios aos consumidores, para as empresas e a sociedade em geral. Isso porque vai trazer informações mais abrangentes para todas as empresas. Portanto, teremos ferramentas mais accessíveis, mais oferta de crédito no mercado, e consequentemente isso trará um grande efeito na economia, impactando na redução do juros cobrado pelas instituições financeiras, na redução da inadimplência, e por fim, impactando no PIB brasileiro também.”, finaliza Vilasio França.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Atenção: artigo elaborado com informações diretas do SPC Brasil, em entrevista com o gerente de Cadastro Positivo, Vilasio França. Portanto, caso queira reproduzir de forma parcial ou integral este texto, é obrigatório indicar como fonte este artigo.