Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda é possível pedir para votar em outra cidade?

Teve início o prazo para a solicitação do voto em trânsito, assim fica autorizado o voto para o eleitor fora de seu domicílio eleitoral.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última segunda-feira (18), teve início o prazo para a solicitação do voto em trânsito. Dessa forma, fica autorizado o voto para o eleitor que não se encontrar em seu domicílio eleitoral no período da eleição.

Em síntese, o primeiro turno da eleição de 2022 irá ocorrer no dia 2 de outubro. E, caso seja necessário, no dia 30 do mesmo mês, acontecerá o segundo turno para presidente e governadores.

A solicitação é válida somente para o 1º turno?

A solicitação para votar fora do domicílio pode ser feita em cada turno separado ou para poder votar nos dois dias de eleição. Mas fique atento, pois o prazo para o pedido termina no dia 18 de agosto.

Como fazer solicitação e onde irei votar?

Não tem como solicitar a votação em trânsito pela internet. Portanto, o eleitor deve se dirigir a um cartório eleitoral e requerer o voto fora do domicílio. Dessa forma, é obrigatório indicar em qual cidade irá votar.

Em suma, podem receber eleitores em trânsito capitais de estados e municípios com mais de 100 mil eleitores aptos a votar. Deve ser apresentado documento com foto.

Assim, no site do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado é possível consultar os locais oficiais de votação em trânsito. As seções para eleitores em trânsito terão o mínimo de 50 pessoas e o máximo de 400.

É possível votar para todos os cargos?

O eleitor que não estiver em sua cidade, mas esteja no mesmo estado de seu domicílio eleitoral, poderá escolher todos os cinco cargos em disputa, sendo eles: 

  • Deputado estadual;
  • Deputado federal;
  • Senador (um por unidade federativa);
  • Governador; 
  • Presidente. 

Contudo, se o eleitor estiver fora de seu estado de origem, poderá escolher somente para presidente da República.

É possível votar no exterior?

Quem estiver fora do Brasil não pode votar em trânsito. Dessa forma, quem estiver em viagem ao exterior deve ter o título de eleitor cadastrado na embaixada do país em que estiver, porém o prazo para se alistar e votar em outro país terminou em maio. Caso não tenha se alistado, não poderá votar, apenas justificar a ausência na eleição para não receber punição da Justiça Eleitoral.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com