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Alerta de golpe: e-mail falso de bloqueio do Pix pelo “creditodesbloquear”

Fique atento ao novo golpe através de um e-mail de remente "creditodesbloquear"

O sistema de transferências instantâneas Pix é um sucesso no Brasil. Além de ter cada vez mais chaves Pix cadastradas, diversas plataformas e estabelecimentos o tem adotado como forma de pagamento. Entretanto, é preciso estar em alerta ao novo golpe, com um suposto e-mail em nome da Caixa Econômica Federal. O remetente “creditodesbloquear” é falso!

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Alerta de golpe: e-mail falso de bloqueio do Pix pelo “creditodesbloquear”

A facilidade do Pix também abriu margem para novos golpes pela internet. Exemplo disso, é um e-mail que vem circulando, com remetente “creditodesbloquear”. A mensagem é um golpe clássico de phishing. 

Nesse e-mail, um criminoso finge se passar por funcionário da Caixa Econômica Federal. Inclusive, no e-mail, há até um botão de “clique”, nas cores do banco. Embora apareça como a Caixa Econômica Federal, o remetente “creditodesbloquear” dá o alerta de ser um golpe. 

O conteúdo do texto é alarmista. Nele, o remetente solicita urgência no aviso, informando que você tem um Pix, de alto valor, bloqueado pelo sistema. Dessa forma, para liberar o mesmo, seria necessário uma atualização cadastral. 

Se o internauta clicar no endereço suspeito, citado anteriormente, bem como preencher os seus dados pessoais, o golpe acontece. Com as suas informações, o criminoso pode usar sua identidade para finalidades ilícitas. Também pode realizar fraudes bancárias, caso a vítima seja cliente Caixa.

Como reconhecer o golpe?

O primeiro indício é verificar o destinatário. Se ele é “creditodesbloquear” com hospedagem no Gmail, fique alerta, pois se trata de um golpe. Além disso, há outros sinais: erros grotescos de concordância no texto. Nunca se deve confiar em e-mails simples, escritos por “supostos bancos”. E sempre fique alerta com qualquer oferta gratuita. 

Dê preferência ao acesso de conta no caixa eletrônico, via internet banking ou aplicativo móvel. E em caso de qualquer dúvida, procure os canais oficiais de atendimento ao cliente. 

Além disso, em caso de dúvidas, procure sempre canais de atendimento oficiais, como telefone e assistente virtual. O golpe em questão já foi reportado para o banco responsável.

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Imagem: Gorodenkoff/shutterstock.com