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Aplicativo permite consultar e cancelar a autorização de empréstimos consignados

Confira como funciona o aplicativo que permite consultar e cancelar a autorização de empréstimos consignados.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para quem é servidor público e está interessado em fazer um empréstimo consignado, uma plataforma pode ser bastante interessante para o processo de contratação. O SouGov permite que os cidadãos consultem, solicitem, autorizem e cancelem essa modalidade de crédito

O SouGov é uma ferramenta que só pode ser utilizada por servidores federais, que podem acompanhar suas informações pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE). 

Sendo uma das etapas mais importantes do processo de contratação do crédito, a autorização do empréstimo consignado deve ser realizada de maneira consciente. Com o procedimento, a instituição financeira entende que o servidor permite que o empréstimo seja contratado.

Passo a passo da autorização de empréstimos consignados 

O empréstimo consignado é um crédito concedido que é descontado automaticamente na folha de pagamento. Além de estar disponível para os servidores públicos, a modalidade também pode ser utilizada por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS).

Portanto, no caso dos servidores públicos interessados no empréstimo, eles podem conceder a autorização de consignados acessando o aplicativo ou site SouGov. Veja abaixo o passo a passo do que deve ser feito.

  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Digite CPF e senha;
  • Selecione a opção “Autoatendimento”
  • Clique em “Consignação” e, posteriormente, em “Empréstimo consignado”;
  • Vá para “Autorizar Consignatário”;

Após esses primeiros passos, o servidor público precisa definir o tipo de consignado que está interessado e escolher a opção. Para finalizar o processo, ele deve indicar a instituição financeira onde o serviço será contratado clicando em “Consignatário” e depois em “Autorizar”.

Pontos de atenção sobre o aplicativo de empréstimo consignados

O próprio sistema encaminha um e-mail para o titular com todas as informações sobre a autorização do empréstimo consignado. É importante que o contratante verifique os detalhes enviados para garantir que está tudo em ordem.

Vale lembrar que a autorização tem validade de 30 dias, sendo cancelada após esse prazo. No entanto, caso o servidor queira cancelar antes que esse período termine, ele deverá clicar em “Autoatendimento”, ir para “Consignação”, clicar na opção de empréstimo consignado e selecionar “Cancelar autorização de consignatário”.

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Imagem: insta_photos / Shutterstock.com