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Descubra como resolver principais erros para ganhar o auxílio emergencial de R$ 600

Na última sexta-feira (1), o presidente da Caixa Econômica Federal – Pedro Guimarães, anunciou que 12 milhões de pessoas estão com o cadastro inconclusivo e devem fazer o recadastramento pelo site ou aplicativo auxilio.caixa.gov.br. Aqui nesta matéria, saiba como resolver os principais erros para ganhar o auxílio emergencial do governo federal.

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Como resolver principais erros para ganhar o auxílio emergencial

Problemas no benefício – No site ou aplicativo

Principais problemas

  • CPF do familiar que não bate
  • Gênero não localizado
  • É chefe de família, mas não informa o CPF de filhos e companheiro

O que fazer neste caso

Para quem tiver o retorno da análise como “dados inconclusivos”, será permitido ao cidadão realizar nova solicitação corrigindo os dados apontados.

Os motivos da inconclusão podem ser vários, como:

  • marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro;
  • falta de inserção da informação de sexo;
  • inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento;
  • divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
  • inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito

Entretanto, caso o resultado for “benefício não aprovado”, o cidadão poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação.

Passo a passo para fazer uma contestação

  • No site auxílio.caixa.gov.br, clique em “Acompanhe sua solicitação”
  • Informe seu CPF
  • Marque a opção “não sou um robô” e clique em continuar
  • Será enviado um código via SMS para o celular cadastrado do beneficiário
  • Informe o código recebido
  • Aparecerá a mensagem “Auxílio emergencial não aprovado”, além do motivo da não aprovação
  • Abaixo, serão disponibilizados dois links
  • No primeiro deles, é possível clicar em “Realizar nova solicitação”, caso o cidadão informou algum dado errado
  • No segundo, está a opção “Contestar essa informação”
  • Para os casos de cidadãos inscritos no CadÚnico que tiverem sido reprovados após análise pela Dataprev, estes podem solicitar nova avaliação através do cadastramento no aplicativo ou site auxilio.caixa.gov.br.

A Caixa disponibiliza um tutorial que ensina como fazer o cadastro. Confira logo a serguir.

Principais problemas no aplicativo Caixa Tem

O código de acesso para saque foi gerado, mas expirou antes da conclusão do saque

Como resolver: o código para saque (token) pode ser gerado no Caixa Tem quantas vezes for necessário. Saiba aqui neste artigo como gerar o código e sacar sem cartão na Caixa.

Tem auxílio emergencial aprovado, mas não consegue gerar o código no Caixa Tem

Como resolver: é preciso o código para realizar o saque. Para isso, é necessário utilizar a nova versão do aplicativo Caixa Tem, disponível para download desde a última segunda-feira (27). Quem tem a versão anterior precisa fazer uma atualização por meio da sua loja de apps.

Entretanto, cabe ressaltar que se estiver aprovado, e não consegue gerar o código para saque (token), é possível ir pessoalmente na Caixa Econômica Federal, que será gerado um código.

Atenção: o Caixa Tem está disponível exclusivamente para clientes da Poupança Social Digital. Para os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app para receber o auxílio.

O beneficiário não consegue entrar no Caixa Tem, pois o acesso fica indisponível

Como resolver: é preciso fazer o download ou atualização do aplicativo Caixa Tem. Existem algumas outras opções para tentar acessar o Caixa Tem, como usar um VPN, ou ainda tentar usar um emulador de Android no computador.

O beneficiário não sabe configurar o celular para entrar no Caixa Tem e gerar código

Como resolver: a Caixa disponibiliza links com vídeos explicativos

Como utilizar os aplicativos Caixa Auxílio Emergencial e Caixa Tem:

Tutorial completo em pdf e vídeo para utilizar o Caixa Tem para saque em espécie:

http://www.caixa.gov.br/Downloads/aplicativo-caixa-tem/saqueauxilio_passo_a_passo.pdf

https://youtu.be/pE2C7-y5kRY

O app Auxílio Emergencial diz que o benefício está aprovado, mas o Caixa Tem diz que não há conta digital e manda voltar ao aplicativo Auxílio Emergencial. Este, por sua vez, confirma que o benefício está liberado

Como resolver: não são todos os beneficiários do auxílio emergencial que recebem pelo Caixa Tem. O app está disponível exclusivamente para clientes que recebem o crédito pela Poupança Social Digital. Pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app para receber o auxílio, uma vez que o crédito será feito nestas contas. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e da mesma forma que o benefício regular

CadÚnico – Está inscrito no CadÚnico, mas não teve o benefício aprovado automaticamente

Como resolver: os inscritos no CadÚnico até 20 de março também têm os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev. A consulta do resultado da análise poderá ser feita no aplicativo Auxílio Emergencial, no site auxilio.caixa.gov.br ou na central 111. Entretanto, se o cidadão inscrito no Cadastro Único tiver sido reprovado pela Dataprev, poderá solicitar nova avaliação através do cadastramento no aplicativo ou site

Problema para ser atendido pelo telefone

Para todos os casos de problemas relatados por usuários, o reclamante não consegue falar no 111 ou nos telefones de suporte da Caixa porque os atendentes estão ocupados

Como resolver: a Caixa informa que em virtude do alto volume de chamadas, a operadora de telefonia vem realizando incremento em sua infraestrutura. Dessa forma, o banco diz que já registrou um aumento na capacidade de atendimentos simultâneos em 60%, atingindo picos de 13 mil atendimentos por minuto e 8 milhões de chamadas em apenas um dia. Portanto, tente ligar em horários alternativos, para tentar atendimento.

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Fonte: Caixa Econômica Federal

imagem: Brenda Rocha via shutterstock