Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça a nova gasolina que Lula quer que seja usada no Brasil; ela vai ser mais barata?

Lula planeja distribuição de nova gasolina no Brasil, você conhece? Clique aqui e conheça agora os detalhes dessa novidade!

Na última quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou para o Congresso o projeto ‘Combustível do futuro’. O plano pretende contribuir com o meio ambiente com a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa.

No projeto, prevê-se a utilização de combustíveis sem petróleo (eFuel), o chamado combustível sintético. Atualmente, o Brasil já utiliza esse tipo de combustível em carros de corrida da Fórmula 1. No plano enviado ao Congresso, está previsto um investimento de R$ 250 milhões.

A ideia, apoiada pelo presidente Lula, é que o novo combustível seja mais barato que a gasolina, entretanto, ainda não há valores exatos. Além disso, o eFuel apresenta um custo de produção elevado devido à necessidade de utilização de eletricidade em seu processo de fabricação.

Imagem de uma mão segurando bomba de gasolina, em segundo plano há um posto de gasolina desfocado, simbolizando o plano de Lula para a nova gasolina.
Imagem: prakob / shutterstock.com

Como o novo produto age no motor?

A gasolina sintética mantém a efetividade do motor em motores convencionais, ou seja, o carro funciona como se estivesse abastecido com a gasolina tradicional. Além disso, para utilizar o novo combustível não é necessário fazer nenhuma alteração no veículo.

O eFuel é considerado o combustível do futuro por ser menos nocivo ao meio ambiente. Atualmente, alguns países da Europa têm planos de banir a utilização de combustíveis com petróleo e utilizar o combustível sintético.

Conheça a produção do eFuel

A produção desse combustível sintético é feita utilizando hidrogênio e dióxido de carbono retirados da atmosfera. Realiza-se processo de extração por meio da eletrólise. Posteriormente, combina-se o hidrogênio com o CO2 e, com o auxílio de um catalisador de alta pressão, a reação química converte-se em líquido, formando assim o eFuel.

Veja também:

Decreto que estabelece novo feriado é publicado; veja a data da sua folga

Vale ressaltar que o combustível sintético também produz gases tóxicos ao meio ambiente, já que utiliza o dióxido de carbono, que é um dos principais gases do efeito estufa. Entretanto, sua nocividade ao meio ambiente é bem menor em comparação aos combustíveis fósseis, já que o eFuel retira da atmosfera gases tóxicos para sua produção.

Imagem: Pavel Kubarkov / shutterstock.com