Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Criminosos aplicam golpes envolvendo o saque extraordinário do FGTS

Com o início das liberações do saque extraordinário do FGTS, a Caixa faz um alerta aos trabalhadores sobre o risco de golpes e fraudes que envolvem a iniciativa. Em 2020, essas atividades criminosas já aconteceram quando houve a liberação do saque extraordinário do FGTS. Na ocasião, vários brasileiros foram vítimas de fraudes e descobriram o caso apenas quando acessaram o aplicativo do FGTS e viram que o seu CPF já estava cadastrado na plataforma.

É provável que você também goste:

Serasa revela: 40% dos inadimplentes querem sacar FGTS para pagar dívidas

O que é o golpe da falsa central de atendimento? Como se proteger?

Polícia investiga golpe de R$ 10 milhões em idoso vencedor da Mega-Sena

Criminosos aplicam golpes envolvendo o saque extraordinário do FGTS

Diante do risco de golpes, a Caixa afirma que os canais oficiais para consultas e outros trâmites que envolvem o benefício ocorrem de forma exclusiva, pelos canais oficiais do banco – site ou aplicativo.

Em suma, a instituição financeira deu mais detalhes de como se proteger do saque extraordinário do FGTS. A Caixa disse que não manda mensagens pedindo a senha ou outros dados pessoais do trabalhador. Além disso, não manda nenhum tipo de link requerendo a confirmação do dispositivo.

Ademais, o banco não pede o acesso à conta via e-mail, SMS ou WhatsApp. Sendo assim, veja a seguir, as principais dicas para evitar cair em golpes que envolvem o saque extraordinário do FGTS:

  • Não forneça senha nem outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.
  • Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer meio de comunicação que diz ser de seu banco, com um número celular comum, bem como erros de escrita;
  • Além disso, os links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões – os mesmos ficam ocultos no celular ou no computador. E assim, coletam os dados de navegação e dados do usuário;
  • Ademais, use sempre os navegadores e softwares de antivírus atualizados;
  • A Caixa jamais pede a senha e assinatura eletrônica em uma mesma página;
  • Por fim, a Caixa não pede ao cliente o desbloqueio nem o cadastramento de novos celulares.

Sendo assim, se você receber qualquer mensagem do gênero, tenha certeza de que se trata de um golpe que engloba o saque extraordinário do FGTS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com