Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado com o golpe do empréstimo pelo WhastApp, saiba como evitar

0

Um golpe tem chamado a atenção pelo aumento no número de relatos nas redes sociais. Trata-se do golpe do empréstimo pelo WhastApp. Agora, os criminosos usam o nome de fintechs conhecidas como isca, para aumentar a credibilidade. Aqui neste artigo, saiba como identificar padrões e evitar cair neste golpe.

É provável que você também goste:

Confira 5 dicas essenciais para ser aprovado no Nubank em 2019

Cuidado: novos golpes do FGTS no WhatsApp roubam dados bancários, saiba como se proteger

Seja membro

Cuidado com o golpe do empréstimo pelo WhastApp, saiba como evitar

Primeiramente, cabe ressaltar que este tipo de golpe é tão recente que inexiste uma divisão específica no Sistema Digital de Ocorrências da Polícia Civil de São Paulo para relatar este tipo de crime. Ou seja, se acontecer com você, é necessário comparecer pessoalmente ao Departamento de Polícia em qualquer estado brasileiro.

Todavia, é possível identificar alguns padrões e saber quando de fato acontece este golpe do empréstimo pelo WhastApp.

“O roteiro é sempre o mesmo: a pessoa recebe no WhatsApp uma mensagem se fazendo passar por uma fintech informando que há um limite de crédito pré-aprovado disponível. Contudo, é exigido que se faça um depósito antecipado. Já é um claro sinal de tentativa de golpe”, é o que esclarece Débora Cipolli, a diretora de riscos da empresa Noverde, especializada em crédito online para as classes C e D com sede em São Paulo.

A Noverde coletou vários registros de indivíduos que foram abordados por este esquema criminoso. Portanto, confira-os logo a seguir para se familiarizar com as táticas de golpe, e saiba algumas dicas para não ser a próxima vítima.

Dicas para não cair no golpe:

Primeiramente, ignore mensagens enviadas de pessoas desconhecidas. Normalmente, elas pedem que cliquem em um link para conseguir um empréstimo. Caso necessário, marque a mensagem como SPAM.

Como uma proteção adicional, tenha controle sobre os formulários que preencher. Empresas que possuem boa reputação costumam oferecer uma experiência simplificada. Desconfie de mensagens que indiquem que seu crédito foi aprovado junto a empresas que você não tenha um relacionamento, por exemplo.

Sempre que receber uma oferta de crédito, antes de mais nada pesquise sobre a reputação da empresa. Verifique as recomendações de outros clientes. Golpistas usam muito a desinformação e se aproveitam da necessidade das pessoas que precisam de dinheiro.

Enfim, se persistir a dúvida, entre em contato pelos telefones disponíveis nas páginas oficiais da empresa para esclarecer se oferta é verdadeira.

Atenção: redobre a atenção com ofertas de empréstimos que peçam um depósito antecipado como “taxa de conveniência” ou taxas da análise de crédito, para liberar um valor pré-aprovado. Essa prática é ilegal, e inclusive já escrevemos sobre isso aqui no nosso site.

Se a mensagem vier com muitos erros gramaticais ou o atendimento for muito informal, como por exemplo, audios de WhatsApp, há probabilidade grande de ser golpe.

Por fim, não caia em pressões psicológicas que dão um prazo de poucas horas para a concretização do “empréstimo”. Há casos em que os golpistas prometem abono de parcelas caso o comprovante de depósito seja feito em apenas alguns minutos.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Via Metro

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.