Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são as desvantagens do crédito consignado?

O crédito consignado é uma das modalidades de empréstimo mais fáceis de contratar, no entanto, é preciso tomar cuidado.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o valor a ser pago pelas parcelas é descontado diretamente do salário ou aposentadoria. Nesse sentido, o pagamento é feito de forma automática, o que impede a possibilidade de dívidas para os cidadãos. 

É uma das maneiras mais simples de contratação. O diferencial é justamente a forma de pagamento, antes mesmo da renda cair na conta, o valor já é abatido. Dessa forma, como não há risco de inadimplência, as taxas de juros costumam ser menores. Mas, como em todo empréstimo, é preciso estar atento aos riscos e analisar se realmente é vantajoso. 

Desvantagens do crédito consignado 

A principal desvantagem do crédito consignado é a parte da renda que fica comprometida. Como os descontos são feitos de forma automática pela própria instituição financeira, não há possibilidade de renegociar os termos do empréstimo. 

Esse sistema pode trazer ainda mais problemas para as famílias, que com a renda menor, podem ter que deixar de pagar despesas consideradas essenciais, como água, energia e alimentos. 

Muitas vezes, ainda que com os juros mais baixos, o crédito consignado pode não compensar, por isso é importante ficar atento às condições do empréstimo. 

Crédito consignado do Auxílio Brasil 

O crédito consignado vinculado ao Auxílio Brasil foi aprovado recentemente. No entanto, vem recebendo muitas críticas de analistas de mercado, uma vez que o programa é destinado para famílias de baixa renda. 

Como o público já se encontra em estado de vulnerabilidade econômica, ter uma parcela do benefício comprometido pode causar ainda mais problemas financeiros para essas famílias. Além disso, não há nenhuma regra relacionada à taxa de juros, ou seja, cada instituição pode cobrar a alíquota que julgar necessária, o que pode ser considerada uma prática abusiva.

Os grandes bancos como Santander, Bradesco, Nubank e BMG anunciaram que não devem oferecer o crédito consignado do Auxílio Brasil. 

Regras do crédito consignado 

O crédito consignado pode ser solicitado por segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada, e agora, beneficiários do Auxílio Brasil. 

Os limites máximo da margem de crédito variam de acordo com o perfil do contratante. 

  • Servidores públicos e trabalhadores podem comprometer até 40% da renda líquida; 
  • Aposentados e pensionistas não podem ultrapassar 45% do valor do benefício; 
  • Beneficiários do Auxílio Brasil terão como limite 40% do valor da parcela do auxílio. 

O valor mínimo é estabelecido pelos bancos que oferecem a opção de empréstimo. Geralmente, em média, esse montante é de R$ 500. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.