Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como vai funcionar o empréstimo consignado para o BPC?

O brasileiro que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ganha um salário mínimo mensal terá acesso ao empréstimo consignado. Inclusive, será possível comprometer até 40% da sua renda para poder quitar as parcelas do crédito. No fim de março de 2022, o INSS publicou um documento que possibilita a liberação do empréstimo para quem ganha o BPC.

É provável que você também goste:

Afinal, quando o empréstimo do Auxílio Brasil será lançado?

BPC: mais de uma pessoa da família pode receber o benefício?

Como vai funcionar o empréstimo consignado para o BPC?

Em suma, o INSS vai permitir que quem recebe o BPC tenha acesso ao empréstimo consignado. Entretanto, ainda não vai ser ofertado pelos bancos, que ainda estão realizando ajustes técnicos, segundo a Febraban. Assim, a data de liberação irá depender de cada instituição financeira.

O empréstimo consignado com desconto em folha já é ofertado aos aposentados e pensionistas do INSS. Entretanto, com a decisão do INSS os beneficiários do BPC também vão poder contratar a modalidade. Só será possível comprometer até 40% dos valores mensais para quitar as parcelas do empréstimo:

  • 35% para empréstimo pessoal, que equivale a R$ 424,20;
  • 5% para retiradas de compras no cartão de crédito consignado ou quitação das dívidas do cartão (correspondente a R$ 60,60).

Ademais, os juros são de 2%, e contam com um prazo limite de pagamento de 48 meses. Vale ressaltar que o desconto vai acontecer na folha de pagamento. Além disso, o INSS orienta que a pessoa não faça a contratação de empréstimo consignado por telefone. Em suma, essa é também, uma forma dos usuários evitarem golpes.

Por fim, o INSS orienta que, se houver interesse na contratação do empréstimo consignado, o segurado precisa buscar bancos ou financeiras. “Vale destacar que o segurado nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, pois este tipo de conduta pode facilitar a ação de criminosos e acarretar em fraudes no benefício”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com