Golpe do falso funcionário está sendo aplicado em clientes de bancos; confira
O ano de 2023 começou com muitas fraudes financeiras no Brasil. Veja a seguir como funciona o golpe do falso funcionário de banco.
O Itaú alertou para a existência de um golpe comum aplicado em clientes de bancos. Para enganar as pessoas, criminosos ligam se passando por funcionários, com o objetivo de roubar dados e até dinheiro. Fique atento a todas as informações sobre como funciona esse tipo de crime.
Uma mulher perdeu aproximadamente R$ 17 mil por causa do golpe do falso funcionário através do telefone. De acordo com relatos, a vítima recebeu a ligação de uma pessoa que dizia ser funcionária do seu banco.
A golpista afirmou que alguém estaria tentando realizar um saque no valor de R$ 16.998,47 em nome da vítima e informou que o processo estaria aguardando a liberação da quantia. Após a cliente dizer que desconhecia essa transação, começou a ação dos criminosos.
Como funciona o golpe do falso funcionário?
A princípio, quando a vítima disse que não solicitou esse valor, foi orientada pela suposta funcionária a se dirigir até um caixa eletrônico. O próximo passo seria entrar em contato com a golpista através de um número disponibilizado por ela.
Após entrar em contato pelo número diante do equipamento, a pessoa informou à cliente que seria necessário fazer uma transferência para evitar o suposto saque. A vítima questionou, mas a criminosa afirmou que esse era o procedimento padrão.
Ela ainda disse que a vítima teria a quantia de volta em até 20 minutos. E mais: a mulher foi induzida a desinstalar o aplicativo do seu celular, com a explicação de que receberia um novo cartão em sua residência em até sete dias úteis.
É importante ressaltar que, após perceber que caiu em um golpe, a vítima contatou a polícia e foi orientada sobre as providências necessárias ao registrar a ocorrência. Veja o que o Itaú informa aos clientes:
Fraudes mais aplicadas ao redor do Brasil
Confira abaixo quais são os golpes mais aplicados por criminosos no Brasil atualmente:
- Golpe no telefone fixo;
- Golpe da transferência;
- Golpe da falsa central;
- Golpe da videochamada;
- Golpe do falso motoboy;
- Golpe do delivery;
- Golpe durante pagamentos presenciais;
- Golpe com cartões durante compras.
Como se proteger contra esses golpes?
Veja abaixo como os brasileiros podem se proteger contra esses crimes:
- Primeiro, se você receber alguma ligação desse tipo, avise ao banco;
- Não abra a sua conta ao receber ligações em nome de alguma instituição financeira;
- Não faça transferências eletrônicas em nome do banco;
- Nunca compartilhe os dados da sua conta ou cartão;
- Não digite a sua senha no teclado do celular;
- Não informe dados da sua conta ou cartão para ninguém;
- Não faça nenhum tipo de atendimento por videochamada;
- Por fim, nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela do caixa, dos seus documentos e até do cartão de crédito.
Imagem: fizkes/shutterstock.com