Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google oferece recurso para descobrir se sua senha foi hackeada – Saiba como usar!

Recurso do Google analisa se alguma de suas senhas em sites de terceiros foi descoberta em algum vazamento.

0

Após o maior vazamento de informações pessoais do Brasil, em que mais de 220 milhões de brasileiros foram expostos, muitas pessoas voltaram a se importar com as informações deixadas na rede. Uma delas são as senhas de internet utilizadas, que também correm o risco de terem sido expostas. Assim, várias pessoas decidiram atualizar essas informações, correndo menos riscos de acessos indesejados em suas contas do Google e em outras plataformas.

No entanto, esse problema de senhas de internet não é novo. Afinal, qualquer hacker com posse de informações pessoais pode tentar “chutar” qual é sua senha, se ela for fraca. Exemplo disso são as senhas criadas a partir de sua data de nascimento ou sobrenome. Mas a boa notícia é que uma ferramenta do Google pode te ajudar a checar a segurança de suas senhas. Confira mais a seguir!

É provável que você também goste:

Troque 10 pontos Mastercard Surpreenda e ganhe 20% de desconto na Localiza

Capitais criaram auxílios emergenciais próprios [Saiba se você tem direito]

Cuidado: novo golpe faz empréstimos no INSS sem o aposentado solicitar

Google oferece recurso para descobrir se sua senha foi hackeada. Veja como usar

Se você deseja saber se a sua senha é segura, o Google tem uma solução para isso, e é muito simples. Em primeiro lugar, basta acessar o site “Password Checkup” (“Check-up de senha”). Lá, o Google analisa se alguma de suas senhas em sites de terceiros foi descoberta em algum vazamento. Isso porque essas informações foram armazenadas no navegador enquanto você estava logado na conta do Google.

Assim, se esse foi o caso, a ferramenta aponta que você está mais vulnerável e precisa trocar a senha logo. Para saber como checar suas senhas, siga o passo a passo abaixo:

  • Abra o site “Check-up de senha”;
  • Em seguida, faça login na sua conta do Google dentro do navegador;
  • Siga as etapas exibidas na tela.
  • Clique nas setinhas para ver em que sites você tem senhas fracas, e depois clique em “Alterar senha” em cada um deles.

Tenha cuidado ao escolher uma senha: confira as dicas

Por fim, com isso feito, o serviço do Google também compara os dados de login digitados nos seus sites com uma lista de senhas hackeadas. Então ele vai recomendar a troca se a senha em questão vazou, ou também se ela for fraca. Além disso, se você usa o mesmo nome de usuário e senha em outras contas, o ideal é também fazer a troca.

Para escolher uma senha forte, lembre-se de algumas dicas. Primeiro: não use dados pessoais nas senhas, nem repita seu nome de usuário. Inserir símbolos, letras maiúsculas e números também ajuda a deixar a senha mais forte. Enfim, crie senhas diferentes para cada conta e troque-a de tempos em tempos. Afinal, nunca se sabe quando outro vazamento pode acabar expondo você e suas informações.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: PK Studio / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar