Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Juros do empréstimo consignado do Auxílio Brasil chega a 98% ao ano

Os juros médios do consignado para beneficiário do Auxílio Brasil chegam a 5,85% ao mês e a quase 100% ao ano

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a aprovação da Medida Provisória (MP) que possibilitou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, vários anúncios de crédito nesta modalidade já estão aparecendo para os beneficiários do programa social. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda deve sancionar o texto para que ele entre em vigor.

Empréstimo consignado

De acordo com uma apuração feita pelo UOL, as taxas de juros chegam a quase 100% ao ano. Em síntese, no crédito consignado, o pagamento do empréstimo é descontado diretamente do benefício, ou seja, o risco do cidadão não pagar é extremamente baixo.

Um suposto correspondente bancário do banco Pan, gerido pelo BTG Pactual, oferece no Rio de Janeiro empréstimo de até R$ 2.034,00 para quem recebe R$ 400,00 do Auxílio Brasil, podendo parcelar em 24 vezes com juros de 5,85% ao mês. Dessa forma, em um ano, os juros chegam a 98%.

De acordo com o Banco Central, correspondentes bancários são empresas que as instituições financeiras contratam para prestar serviço a clientes e usuários dessas instituições. Assim, no Rio de Janeiro a oferta do crédito consignado foi feita por meio de um cartaz colado em um poste.

Quem atendeu a reportagem do UOL informou que o beneficiário que quiser contratar o empréstimo deve preencher um cadastro para entrar na fila do crédito consignado, que seria disponibilizado a partir de 13 de julho.

Para entrar na “fila”, é preciso enviar o RG, CPF, comprovante de residência e conta do Auxílio Brasil.

Juros

Contudo, os juros cobrados são muito superiores aos oferecidos no país para o crédito consignado. Os juros do consignado no Brasil para pessoas físicas de, em média, 1,74% ao mês em fevereiro, sendo o dado mais recente divulgado pelo Banco Central. Confira as comparações:

  • Juros médios do consignado para pessoa física: 1,74% ao mês;
  • Juros médios do consignado para funcionário público: 1,56% ao mês;
  • Juros médios do consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): 1,87% ao mês;
  • Juros médios do consignado para trabalhador do setor privado: 2,61% ao mês;
  • Juros médios do consignado para beneficiário do Auxílio Brasil: 5,85% ao mês.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com