Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais idosos estão à procura de emprego no Brasil

Pesquisa indica que 57% das empresas querem contratar idosos.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Atualmente, o Brasil tem 7 milhões de trabalhadores com idade superior a 60 anos. Dessa forma, cada vez mais idosos estão à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho.

De acordo com uma projeção da Fundação Getúlio Vargas, em 2040, 57% dos trabalhadores terão mais de 45 anos. Ademais, uma pesquisa inédita da plataforma de emprego Maturi, destinada a quem tem mais de 50 anos, indica que 57% das empresas querem contratar essas pessoas.

“Elas entendem a importância, que isso vai afetar o futuro dos negócios em breve, e que elas vão ter que fazer algo a respeito. E para os 50 mais, também entender que tem de se adaptar para o novo mundo do trabalho. Toda a minha experiência é muito válida, mas eu não posso ficar muito apegado àquilo. Eu preciso olhar para as novidades e me mexer, me atualizar”, explicou Mórris Litvak, fundador da Maturi, ao Jornal Nacional.

Qualidades

Essas pessoas que têm mais idade contam com inúmeras qualidades que as empresas buscam em um profissional, como experiência, maturidade emocional, conhecimento e comprometimento. Assim, a Maturi resolveu abrir um processo seletivo focado na contratação de quem tem mais de 55 anos. Com isso, 52 vagas já foram preenchidas nos últimos dois anos.

“Quando você mistura as jovens gerações com as gerações mais sênior num ambiente de troca, de compartilhamento de informação, de conhecimento, todo mundo sai ganhando. A empresa sai ganhando porque vai ter um grupo mais apto a ser inovador, a tomar melhores decisões, e as pessoas também saem ganhando porque aprendem umas com as outras. Não é o fato de ser mais sênior que você não vai aprender com quem é mais jovem, e o contrário, também”, explicou Rosana Aguiar, gerente de RH.

Acumulado do ano 

De acordo com o Caged, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 1.334.791 vagas criadas, resultado menor ao do mesmo período do ano passado. Pois, de janeiro a junho de 2021, foram criados 1.478.997 empregos com carteira assinada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.