Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon notifica C6 e Banco PAN por cobrança de empréstimos sem contratação

Na última segunda-feira (21), os bancos C6 Bank e PAN foram notificados pelo Procon-Go. A notificação foi feita após o órgão receber mais de 150 reclamações contra essas instituições durante o mês de março. O maior número de reclamações é referente a empréstimos cobrados sem a contratação do cliente.

Há também reclamações relatando marketing abusivo e até mesmo situações de supostos assédios praticados por correspondentes bancários ligados a esses bancos, oferecendo serviços por meio de aplicativos de mensagem e ligações. Uma parte significativa dos clientes prejudicados são aposentados e pensionistas do INSS

É provável que você também goste:

Procon-SP notifica Netflix por querer cobrar o compartilhamento de contas

Clientes C6 Bank podem aumentar limite para até R$ 25 mil

Notificação do Procon ao C6 Bank e ao Banco PAN

O Procon deu um prazo de até 20 dias para que estas instituições financeiras respondam aos questionamentos feitos pelo órgão de defesa do consumidor, sob pena de multa. O C6 Bank e o Banco PAN devem informar como e por quais canais oferecem a contratação de crédito consignado.

A notificação também pede para que as empresas esclareçam como os consumidores podem solicitar o cancelamento das operações indevidas e como os problemas citados serão solucionados.

Carolina Pereira, presidente do Procon Goiânia, afirma que fornecer empréstimo consignado, modalidade onde as parcelas são debitadas de forma automática do salário ou benefício do cliente, sem a devida solicitação do mesmo, viola não apenas o direito à livre escolha, bem como coloca em risco a saúde financeira da vítima, por isso, trata-se de uma infração gravíssima ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Se não houver esclarecimento por parte das empresas, o Procon Goiânia aplicará multa severa e coibirá esse tipo de prática danosa às pessoas, normalmente idosas, e que não avaliam o perigo que representa o superendividamento”, afirmou.

Para os moradores de Goiânia, o Procon-Go orienta que todos os consumidores que se sentiram lesados podem registrar reclamações sobre empréstimo consignado por meio dos seguintes canais:

  • Telefones: (62) 3524-2942, 3524-2936;
  • E-mail [email protected];
  • E ainda pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com