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Seu CPF vazou? Sistema do Banco Central identifica se fizeram empréstimo no seu nome

Conheça o Registrato e tudo o que ele pode fazer

Há motivos de sobra para ficar preocupado com o uso indevido de dados. Em menos de trinta dias, dois vazamentos colocaram em risco o sigilo de informações de milhões de Pessoas Físicas e Jurídicas. 

Entre os dados havia CPF, fotos, salários, gastos e números de telefone. William Bonner e o presidente Jair Bolsonaro não escaparam, como pode conferir nesta notícia.

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Existe uma ferramenta do Banco Central que permite a verificação de dados e checar se não houve nenhuma abertura de conta ou tentativa de empréstimos com CPF de terceiros.  

A ferramenta se chama “Registrato” e por meio dela é possível conseguir um relatório digital de várias informações do sistema financeiro com intuito de encontrar fraudes.

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Saiba as possibilidades do Registrato 

Desde 2014, o serviço é fornecido e considerado seguro. O sistema Registrato é de graça e emite relatórios como: 

  • Apontamento de chaves Pix cadastradas em bancos e instituições de pagamentos; 
  • Dados sobre empréstimos e de financiamentos em nome do cliente; 
  • Lista dos bancos e financeiras onde o cliente é correntista ou tem alguma outra forma de relação, como investimentos; 
  • Certidão de inexistência de contas em bancos; 
  • Informações sobre câmbio e transferências internacionais realizadas. 

Os relatórios são secretos e podem ser consultados apenas pelo cliente ou por terceiros autorizados. 

Confira como se registrar 

Para se registrar no sistema, o usuário precisa: 

  1. Acessar o site do Registrato
  2. Caso nunca tenha acessado o sistema, é necessário fazer o cadastro, que é um processo bem rápido. Basta dar um clique em “Sou Pessoa Física”, que se localiza abaixo de “Primeiro acesso”. 

Há três possibilidades de registro: 

  1. Por meio de dispositivos celulares ou tablets (através do app do seu banco); 
  2. Com o Internet Banking (ao acessar a conta pelo navegador); 
  3. Com certificado digital. 

Vale ressaltar que para PJ, o registro é feito somente através de certificado digital. 

Registrato através do celular ou tablet: 

  1. Abra o app do banco; 
  2. Procure a opção “Registrato” (a localização varia de app para app, mas se não estiver em destaque no menu inicial, será possível encontrar na aba de serviços); 
  3. Será gerado um PIN que deve ser informado no site do BC; 
  4. Conclua o cadastro no site do Banco Central (neste link) ao registrar o e-mail e número de celular; 

Registro pelo Internet Banking 

Para se registrar através do Internet Banking, deve-se: 

  1. Entrar neste link e preencher os dados requeridos (CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e banco); 
  2. O sistema vai gerar uma frase de segurança para o cliente continuar o credenciamento no site do banco. A frase vale por 2 dias; 
  3. Siga as instruções na página do BC. 

Registro através de certificado digital 

  1. Com o certificado digital pronto na sua plataforma de uso, entre aqui e escolha a opção “Certificado digital”. O Banco Central aceita os formatos e-CPF tipo A1 ou A3;
  2. Selecione “Obtenha a senha de acesso”; 
  3. Após o preenchimento de dados do seu certificado, o sistema irá solicitar a confirmação de informações, como e-mail e número do celular. 

Como solicitar os relatórios 

Após cadastrado, basta usar o e-mail ou o CPF com a senha para acessar o Registrato. 

Logo na página inicial há quatro opções: 

  1. Minhas Chaves Pix; 
  2. Meus Endividamentos (SCR); 
  3. Meus Relacionamentos Financeiros (CCS); 
  4. Minhas Operações de Câmbio. 

A primeira opção emite relatório de todas as chaves Pix associadas ao CPF do cliente. 

A segunda informa os empréstimos e operações de crédito num período de meses escolhidos. Assim como as faturas de cartões e financiamentos, por exemplo. 

A terceira opção informa datas em que foi aberta uma conta em banco, corretora, fintech ou outro tipo de instituição financeira. Caso surja algum dado estranho, é recomendado realizar uma busca na internet para descobrir do que se trata. 

Além disso, a opção de operação de câmbio tem um o prazo de 48 horas para entregar o relatório (única opção com essa característica). 

O que deve ser feito em caso de golpe? 

 Se foi percebido alguma utilização indevida de dados, o usuário deve imediatamente entrar em contato com a instituição financeira que registra a informação.  

Quanto mais cedo for realizada a denúncia, maior a chance de evitar prejuízos e reter o golpe. 

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Imagem: Jo Galvao/shutterstock.com