Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: quando acontece e afinal, o que significa este evento?

3

A Black Friday é um dia de megapromoções que acontece na última sexta-feira de novembro nos Estados Unidos. Ou seja, um dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, este ano no dia 23. A campanha se estendeu em vários países. Aqui no Brasil, este ano teremos a nona edição, e ela é bastante esperada por lojistas e consumidores, inclusive por aqui.

Leia mais:

Aposentados e pensionistas do INSS podem pegar até 9 empréstimos consignados ao mesmo tempo.

Governadores querem acabar com estabilidade de servidores públicos.

Seja membro

Cade abre investigação contra Mastercard, Visa, American Express e Elo.

Black Friday: quando acontece e afinal, o que significa este evento?

Tudo indica que essa denominação tenha surgido no início dos anos 90, na Filadélfia. Teoricamente, a polícia chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Isso porque havia muitas pessoas e aconteciam congestionamentos enormes. Ademais, era aberto de fato o período de compras para o natal.

Entretanto, o termo já havia sido usado em relação a crise financeira que assolou os Estados Unidos em 1869. O termo foi utilizado largamente em 1966, por milhares de pessoas ao redor do mundo, mas somente se tornou popular em 1975, quando o termo passou a ser disseminado em artigos publicados em jornais, que falavam sobre a loucura da cidade durante o evento.

Outra referência ao termo começou em 1980, quando foi criada uma teoria que utilizava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças, sendo a cor preta para indicar valores positivos. Portanto, o período negativo era correspondente ao período de janeiro a novembro, e o lucro começava no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, e continuava até o final do ano.

O tempo passou, e o termo passou a ser utilizado pelos varejistas para a indicarem o período de maior faturamento. Especificamente no dia do evento, muitas lojas abrem bem cedo, com até quatro horas de antecedência. Tudo para atrair o maior número possível de consumidores com as ofertas. As filas são enormes, e muitas pessoas ganham inclusive o dia de folga, tornando-se consumidores em potencial.

Aqui no Brasil, a primeira edição aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e totalmente online. A cada ano, o evento cresce em relação ao ano anterior, e no ano passado atingiu R$ 2,1 bilhões em vendas aqui no Brasil. Para 2018, espera-se que aumente pelo menos 5% em relação ao ano anterior.

Black Fraude

Cabe salientar, que é preciso ter muita atenção na hora de aderir às compras na Black Friday. Muitos relatos dos consumidores referem-se a preços que aumentam no período que antecede o evento, baixando superficialmente na data. Isso é conhecido como Black Fraude, e você pode seguir estas dicas para economizar de verdade. Ademais, o Procon-SP fez um levantamento com nada menos que 419 sites que você deve evitar, pois lesaram os consumidores. Confira aqui.

descontos em empréstimos

Gostou do artigo?

Então nos siga no FacebookTwitter Instagram.  Assim, acompanhará os artigos sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.